Logo

O Ideal Rosacruz

A Ordem Rosacruz AMORC

O Ideal Rosacruz

A Antiga e Mística Ordem Rosacruz, também designada “Ordem Rosacruz – AMORC” era conhecida antigamente pela designação latina “Antiquus Arcanus Ordo Rosae Rubae et Aurae Crucis”.

O seu símbolo tradicional é uma cruz dourada com uma rosa vermelha no centro. Neste símbolo, que não tem qualquer conotação religiosa, a cruz simboliza o corpo do homem e a rosa a alma, desabrochando gradualmente, em evolução no contacto com o mundo terreno. Os membros da Ordem são designados “Rosacruzes”. Estão em todos os países onde a Ordem pode exercer livremente a sua actividade. A palavra ‘Rosacrucianismo’ designa a filosofia seguida por todos os membros da AMORC. Como esta filosofia se baseia nos ensinamentos que associam simultaneamente as leis terrenas e cósmicas, o Rosacrucianismo apresenta-se como uma filosofia prática que considera a dualidade do homem, ou seja, vê-o como corpo e alma, substância e essência. Por esta razão, um Rosacruz pode ser qualificado de “místico” no sentido puro e nobre do termo, já que considera que é possível dirigir a sua vida a partir do conhecimento das leis que a regem, e da forma de as utilizar para o bem estar físico, mental e espiritual. Quanto à expressão “Rosacruz”, quer esta significar o estado de perfeição que o Rosacrucianismo permite alcançar ao longo do tempo.

Este estado é, pois, o almejado por todo o Rosacruz, sendo o misticismo o caminho que escolheu para o atingir.

Não é uma religião, ou seja, não é uma via de crenças, mas sim de conhecimento. Precisamente por isto é que a Organização conta, entre os seus membros, com pessoas de todas as confissões religiosas. A AMORC demarca-se, igualmente, de toda a actividade ou discussão de ordem política. Por este motivo, todas as classes sociais estão representadas no seu seio. Por outro lado, os seus objectivos não são lucrativos, destinando-se os seus fundos unicamente ao desenvolvimento das actividades que lhe são próprias. A sua vocação essencial é o misticismo, que em termos de definição pode ser considerado como o estudo e a aplicação das leis que fazem a ligação do Homem com a Inteligência Universal.