Em tempos difíceis
Em tempos difíceis de viver, as técnicas místicas que aprendemos têm o seu maior potencial de sucesso. Quando a vida se afigura muito cómoda, alcançamos pouco êxito em aplicar os princípios que poderiam produzir as circunstâncias que desejamos estabelecer na nossa vida. Mas, quando nos defrontamos com emergências e problemas difíceis, a aplicação de princípios místicos é mais procurada, de modo que resultados quase milagrosos podem ser observados.
A experiência de muitas pessoas mostra que resultados notáveis podem ser obtidos quando um apelo sincero e devotado é feito ao Cósmico, depois que tudo o mais falhou.
Esses resultados devem trazer o conforto e a confiança de que o Cósmico se predispõe a trabalhar em nosso favor durante momentos de grande necessidade.
O viver em harmonia com o Cósmico requer mais do que simplesmente meditar por alguns minutos diários e ler literatura mística. Implica levarmos uma vida mística, vivendo segundo as condições que ela de nós exige. Se em nossos pensamentos e em nossa conduta somos preconceituosos, egoístas, invejosos, ciumentos, ou dados ao ódio, nenhuma harmonia com o Cósmico pode existir, mesmo que nos entreguemos a estes sentimentos
desarmónicos apenas ocasionalmente.
O ritmo central do nosso viver diário deve ser bondoso, amoroso e generoso, cheio de nobre exaltação e compreensão solidária. Devemos aceitar o facto de que existem forças espirituais no âmago do nosso ser e no universo, procurando harmonizar- nos diariamente com as mesmas, isto é levar uma vida mística e estar em harmonia com o Cósmico.
Ele nos protegerá, aconselhará e cuidará das nossas necessidades, respondendo de acordo com o plano de evolução que cosmicamente nos cabe cumprir.
Proceder desta forma, não é tão difícil quanto podemos crer, e as nossas experiências proporcionar-nos-ão toda a oportunidade de alcançarmos a compreensão de como devemos reagir a todas as circunstâncias com que nos defrontamos, desde que desejemos e busquemos o auto- aprimoramento.
Vivermos em harmonia com o Cósmico revela talentos e aptidões que pouco suspeitávamos possuir. Sentimos então que a nossa mente ou consciência se tornam elevadas e carregadas de poder e desejo de sucesso em tudo o que fazemos, e que o nosso coração se enche de amor espiritual pela humanidade. O nosso pensamento será mais tolerante e a solidariedade e o sentimento de compaixão tornar-se-ão mais fortes. A vida trar-nos-á maiores alegrias, mais felicidade, sentindo existir um propósito divino na nossa missão, o qual trará a maior de todas as recompensas: a Paz Profunda!